HANSENÍASE

 Essa doença também é popularmente conhecida como LEPRA. É uma infecção provocada por uma bactéria (microorganismo microscópico) chamada de Micobacterium leprae (bacilo de Hansen). Esse microorganismo se dissemina pelo tecido do indivíduo ocasionando destruição das terminações nervosas, por isso ocorre uma perda de sensibilidade na área afetada pela doença.

Atualmente a doença já tem cura e quanto mais cedo for diagnosticado mais rápido será a cura.

Fique atento para o aparecimento de manchas avermelhadas ou esbranquiçadas em qualquer parte do corpo. Na área dessas lesões a pele fica com sensibilidade reduzida ou não apresenta sensibilidade alguma ao calor, a dor ou ao tato. Apresenta ainda dormência e formigamento. Essas manchas não coçam, não doem e não incomodam .

A transmissão pode ocorrer pelo contato com a pele doente de uma pessoa que tem as formas contagiosas e não faz tratamento algum, ou ainda por vias respiratórias.

Não é uma doença hereditária.

A forma não contagiante é caracterizada por manchas avermelhadas, bem definidas, com sensibilidade diminuída, mais freqüentes nos braços, pernas, nádegas e rosto.

A forma contagiante apresenta formas avermelhadas, vinhosas ou acastanhadas, com bordas irregulares e mal delimitadas, ou nódulos, caroços, queda de pêlos das sobrancelhas e inchaço no rosto e orelhas. Podem se apresentar em qualquer parte do corpo.

Assim que observar qualquer sinal descrito como suspeito de hanseníase em você ou outra pessoa, procure ou encaminhe a pessoa a um posto de saúde. No posto de saúde o doente terá direito a realização de todos os exames, além de remédios e tratamento GRATUITAMENTE.

AJUDE A ELIMINAR ESTA DOENÇA DE NOSSA SOCIEDADE, DIVULGUE ESSAS INFORMAÇÕES COM AMIGOS, VIZINHOS E INSTITUIÇÕES COMO IGREJAS, ESCOLAS, SINDICATOS, ETC.

PROCURE CONHECER AS ORGANIZAÇÕES QUE TRABALHAM PARA AJUDAR OS PORTADORES DA DOENÇA E SEJA UM VOLUNTÁRIO, AJUDANDO NESSAS INSTITUIÇÕES.

 

< Voltar