GLAUCOMA

 

O glaucoma é uma doença que afeta os olhos, provocada pelo aumento da pressão ocular. Esse aumento de pressão ocorre quando existe alguma dificuldade na drenagem do "humor aquoso" (líquido que preenche o globo ocular).

O humor aquoso esta constantemente sendo produzido e drenado do globo ocular. Problemas na saída desse líquido provoca um aumento crescente da pressão intra-ocular. Essa pressão pode lesar o nervo óptico, levando a perda completa da visão.

O glaucoma atinge 60 milhões de pessoas em todo o planeta e cerca de 80% dos casos não apresentam sintomas, mas levam a lesões progressivas e irreversíveis (depois que ocorre perda parcial ou total da visão não existe cura). Cerca de 900 mil brasileiros possuem a doença.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado pode controlar e prevenir a evolução da doença

Esse problema é mais freqüente em indivíduos acima dos 35 anos e a maior incidência está em pessoas da raça negra, asiáticos, diabéticos , aqueles com história desta doença na família (doença hereditária) e portadores de miopia alta (mais de seis graus de deficiência).

Qualquer pessoa fora desse grupo de risco pode desenvolver o glaucoma.

SINAIS E SINTOMAS

Quando presentes podem se apresentar como perda gradual da visão lateral, dor nos olhos ou ao redor deles, alterações visuais (halos coloridos), aumento progressivo e rápido do grau do óculos, cefaléia, dificuldade de adaptação ao escuro.

TRATAMENTO

Pode ser feito através da utilização de medicamentos (colírios e comprimidos) e tratamento a laser ou cirúrgico.

Esses tratamentos não devem ser interrompidos ou abandonados, mesmo que o paciente não sinta sintoma algum. As conseqüências podem ser o agravamento irreversível do quadro.

PREVENIR E DIAGNOSTICAR

Consultar um oftalmologista periodicamente, principalmente se você faz parte do grupo de risco. A descoberta precoce da doença e o tratamento são as melhores formas de manter a visão.

Se você conhece alguém com os sintomas ou que esteja dentro do grupo de risco, aconselhe-o sobre o assunto.

MAIS INFORMAÇÕES :

Abrag – Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma.

Rua Botucatu nº 822, Vila Mariana. Fone: 5575-2302.

Site : www.abrag.com.br

 

< Voltar