ATEROSCLEROSE

 

A  Arteriosclerose é um termo utilizado para um conjunto de três diferentes padrões de doenças vascular arterial. O distúrbio vascular arterial mais freqüente é a aterosclerose, e será esse o tema deste estudo.

Esta doença vascular é uma das mais estudadas em todos os países do mundo, pois é a que leva com mais freqüência a morte. No estudo sobre doenças cardiovasculares tivemos a oportunidade de ver que o infarto agudo do miocárdio é provocado pela isquemia vascular decorrente do estreitamento ou oclusão total das artérias que irrigam o músculo cardíaco, isso provocado pela aterosclerose.

Este distúrbio caracteriza-se pela formação de placas na parede da artéria (túnica íntima). Essas placas recebem o nome de ateromas, que aumentam de forma progressiva salientando-se para a luz do vaso obstruindo o fluxo sanguíneo ou ocasionando o desprendimento de trombos (pedaços do material aderido a parede do vaso), induzindo a doenças coronarianas. Este problema pode ocorrer em qualquer artéria, sendo as mais freqüentes as coronarianas e cerebrais. Quando ocorre no cérebro leva aos acidentes vasculares cerebrais. Essa anormalidade da parede arterial pode produzir também isquemia de vasos do intestino e membros inferiores.

Os ateromas são formados pela predisposição da parede vascular de pessoas que fazem parte do grupo de risco. Os fatores de risco provocam lesão endotelial crônica, com aumento da permeabilidade arterial a partículas de lipoproteínas (colesterol LDL, VLDV ou partículas de LDL com modificação oxidativa).

Nesses focos de lesão ocorre um acúmulo de células de defesa do organismo que tentam fagocitar e isolar essas partículas danosas, juntamente com plaquetas que aderem na lesão. A parede do vaso sofre estímulos de fatores quimiotáticos provocando a proliferação de células musculares lisas e tecido conjuntivo, há formação de uma protuberância para a luz do vaso, que tende a obstruir o fluxo sanguíneo.

FATORES DE RISCO

Alguns fatores são ditos constitucionais, como a idade, sexo e herança genética, já outros são classificados de adquiridos e podem ser controlados.

 FATORES CONSTITUCIONAIS

Esta doença é um processo que se desenvolve desde a segunda infância e tem sua culminância na idade avançada, é na faixa dos 40 aos 60 anos que existe um aumento de 5 vezes na incidência de Infarto Agudo do Miocárdio desencadeado pela aterosclerose.

Os homens tem uma propensão maior do que as mulheres.

Aqueles que possuem uma história familiar de pessoas com esses problemas tem uma tendência a desenvolver a doença, por isto deve fazer rigoroso acompanhamento médico desde cedo.

FATORES ADQUIRIDOS

Hiperlipidemia adquirida (Hipercolesterolemia)

Uma dieta irregular pode levar a elevação dessas proteínas no sangue (LDL e VLDL) que são os principais lipídeos presentes nos ateromas. Quando circulam em grande concentração acabam se fixando nos sítios de lesão crônicas, ou seja, nos pontos em que o endotélio arterial está sensível.

A falta de atividades físicas favorece o desenvolvimento de aterosclerose, já o contrário, a prática de esportes ou atividades físicas diversas estimula o organismo a produzir a fração HDL do colesterol (chamado de colesterol bom), essa fração carrega as outras partículas de gordura prejudiciais ao organismo quando estão em excesso, e as leva para o fígado onde são metabolizadas e excretadas na bile.

A associação dos fatores de risco eleva a taxa de infartos em até 7 vezes. Portanto faça uma análise sobre seus hábitos de vida e busque aquilo que é melhor para você.

Este estudo nos leva a reflexão de como é importante cultivar os hábitos saudáveis, tanto os mentais e espirituais como os alimentares e físicos. A saúde é justamente o equilíbrio perfeito entre todos esses aspectos da vida.

“ Amai pois a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria natureza indica, é desatender a lei de Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa. Sereis, porventura, mais perfeitos se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, nem menos orgulhosos e mais caritativo para com o vosso próximo?.”

                                O evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XVII – Sede Perfeitos.

SUGESTÃO : WWW.cardiol.com.br

Dra. Ana Márcia:  [email protected]

 

< Voltar