Kardecistas ?

 

 

Eu gostaria de abordar um assunto que freqüentemente eu tenho ouvido e as vezes lido no que se refere a denominação equivocada que algumas pessoas dão a quem é seguidor da Doutrina dos Espíritos. Isto acaba gerando uma confusão e que induz ao erro aquelas pessoas que desconhecem com mais profundidade o que seja o Espiritismo.

A questão proposta e usada é: Os seguidores do Espiritismo são Kardecistas??? Estes termos serão por acaso sinônimos e tem o mesmo significado?

A resposta a este questionamento é ABSOLUTAMENTE NÃO. Não existe uma doutrina Kardecista, nem uma casa ou centro Kardecista. O termo usado deste modo esta sendo usado de maneira equivocada, já que a doutrina é dos Espíritos.

Allan Kardec é o pseudônimo usado pelo codificador da doutrina dos Espíritos e ele o adotou por ser o seu nome em uma existência anterior a que ele vivia e para despersonalizar os ensinamentos que ele estava codificando ou catalogando. Kardec foi o codificador que organizou, que ordenou as mensagens recebidas por intermédio de médiuns de reconhecida confiança e que depois de passarem pelo crivo da razão foram incluídas no conjunto de livros que chamamos de Obras Básicas, que são os cinco livros mais importantes da Doutrina Espírita.

Voltamos então a questão formulada, o conjunto filosófico, cientifico e religioso que serve de base para todos espíritas se chama de DOUTRINA ESPÍRITA, pois foi nos transmitida pelos espíritos superiores que sob a coordenação do Espírito da Verdade nos passou estes ensinamentos que hoje estudamos e procuramos seguir.

Não pensem meus amigos que esta é uma opinião isolada que eu estou aqui defendendo, o mesmo tema foi abordado por Suely Caldas Shubert na sua obra "Mediunidade, Um caminho para ser Feliz" e de muitos outros estudiosos da nossa doutrina.

Portanto não somos Kardecistas, mas sim Espíritas, seguidores da Doutrina Espírita ou dos Espíritos. Alias o termo Espírita foi criado por Kardec, porque até então não existia e serve para designar aquelas pessoas que estudam e procuram seguir os postulados ditados pelos espíritos, ao nosso codificador.

Esta constatação nos leva a um outro ponto que muitas vezes vemos nas placas de casas ou centros de Umbanda, onde se lê o seguinte: Cento Espírita de Umbanda. Esta designação também não corresponde com o que entendemos ser correto para ser usado. O Centro ou é Espírita ou é de Umbanda, não podendo ser as duas coisas ao mesmo tempo. Apesar da casas de Umbanda trabalharem com o intercâmbio mediúnico e a comunicação com os espíritos, contudo esta sociedades adotam ainda alguns rituais, danças, cantos e que não são aceitos pela Doutrina Espírita.

Eu gostaria de fazer ainda um registro aos meus muitos amigos e amigas que são freqüentadores dos Centros de Umbanda, que não estou desmerecendo as suas crenças seus rituais, mas dizendo apenas que não são Espíritas. Entendo que quem está na Umbanda está muito próximo do Espiritismo, porque mais dia menos dia aquele ser que pensa e questiona, irá começar a se perguntar a respeito dos fenômenos que vivência e ai fatalmente irá encontrar estas respostas no Livro dos Espíritos e nas demais Obras Básicas.

Então meus amigos e filhas da Umbanda não se magoem pelo que falei, mas pensem a respeito daquilo que estou falando como amigo. Eu os respeito e adoro a convivência de vocês porque temos já muitos pontos em comum, mas faltam ainda alguns outros que considero fundamentais para que se possa dizer que é tudo a mesma coisa.

 

Ivo Alfredo Kath.

 [email protected]

 

<-Voltar